Top 7 de cientistas no encerramento da C&T 2016 na ESAF

25-11-2016 19:20

A Semana da Ciência e da Tecnologia na ESAF culminou hoje (25/11) num ambiente de grande animação e descontração, marcado por momentos de esfuziante alegria, não só pela parte da vibrante assistência (o espaço da biblioteca estava completamente cheio de alunos de diferentes anos e ciclos), mas também da parte dos intervenientes noespetáculo de encerramento da C&T 2016.

Sob supervisão da professora de Física e Química, Madalena Pinto (representante, no Agrupamento, do projeto A Minha Escola de Ciências, coordenado pela Escola de Ciências da Univ. do Minho), vários alunos do 8.º E, 11.º A e 11.º J dinamizaram, de forma brilhante, um verdadeiro espetáculo musical, com toques de burlesco e muito, muito humor à mistura. Pela sala de leitura da biblioteca escolar da ESAF, qual cerimónia de "óscares de ciência", desfilaram grandes nomes da História da Ciência... de Galileu a Einstein, passando por Newton, Lavoisier, entre outros cientistas de renome, todos eles apresentados por um quarteto de apresentadores que fariam inveja a muitos dos que desfilam em certos palcos :)
Nem mesmo o recente prémio Nobel da Literatura, Bob Dylan, escapou à impecável representação dos nossos alunos. Também a música, proficientemente executada por alunos da turma do 11.ºA, abrilhantou o momento.
Esta foi uma semana onde a ciência esteve sempre na ordem do dia e fez-se notar nas diferentes iniciativas, que foram ocorrendo ao longo dos últimos dias, sempre sob o signo da sensibilização para o conhecimento científico e a prática tecnológica.
Estão de parabéns todos os envolvidos - alunos, professores, assistentes e pessoal da biblioteca escolar, as áreas disciplinares de Física e Química e Biologia/Geologia, outros agentes educativos e parceiros externos - que, com envolvimento, contribuíram para a divulgação da ciência e, desse modo, para a promoção da literacia científica que, como vimos, também pode ir para além das salas de aula e dos laboratórios.