No mês das bibliotecas escolares... a palavra aos leitores #1

30-10-2018 16:45
Ao longo deste mês de outubro - mês das bibliotecas escolares - que ora chega a seu termo, de entre as atividades alusivas ao papel e importância das bibliotecas em contexto educativo, desafiamos os leitores / utilizadores / alunos a pronunciarem-se sobre a biblioteca da ESAF, que tão vastas vezes frequentam em busca de informação, de apoio, de espaço para estar e ser, de convívio, de estudo, de livros... 
Quer no mural instalado para o efeito - vox populum - quer no contexto das atividades, espaço houve para dizerem de sua justiça... gostamos do que lemos e ouvimos, falsa modéstia à parte, e não resistimos a transcrever o que disse a Marisa Viana, aluna do 11.º ano, perante uma biblioteca cheia, no dia de celebração das bibliotecas escolares (22 de outubro). 
Eis o tributo... que muito agradecemos e tão bem inscreve a biblioteca como um espaço que, para além do coração da escola, marca ainda presença no coração daqueles que a apreciam verdadeiramente.

Por que frequento a biblioteca?
A semana passada fui desafiada para vir aqui hoje falar-vos do que me leva a vir à biblioteca. Então, por que frequento a biblioteca? Ou melhor, por que gosto de frequentar a biblioteca? Ora, bela pergunta! Agora é que me tramaram! Nunca pensei em tal coisa! Acho que vou à biblioteca quase por instinto! Mas deixem-me lá ver as razões… que deve haver muitas, com certeza!
Por que gosto de frequentar a biblioteca?
Primeiro, gosto de ler! É isso, adoro ler! E onde é que há muitos livros? Numa biblioteca, claro! E, como se vê, nesta há muitos! Gosto de vir aqui à biblioteca, quer seja para requisitar um livro, quer para me sentar ali num sofá a ler, sob a fresca brisa que passa pela janela entreaberta! Sempre que quero ler um novo livro, percorro lentamente as prateleiras e, conforme vou tocando nas capas dos livros, vou selecionando aqueles que gostaria de ler. No fim, acabo por ficar indecisa, pois, por cada livro que pego, um novo interesse desperta. Mas é este o espírito que eu encontro em todas as bibliotecas e esta não é exceção: ou seja, a vontade de querer ler sempre mais e nunca estar contente com o muito que já li.
Outra razão por frequentar a biblioteca é o facto de nela poder adquirir mais conhecimento. De facto, na biblioteca temos vários instrumentos ao nosso dispor, desde dicionários a enciclopédias. Podemos considerá-la, na verdade, uma fonte grátis de informação. E como o saber não ocupa espaço, por que não vir até aqui procurar esse saber e, assim, enquanto aprendemos, dá-mos uso e vida a biblioteca.
Há também outro aspeto que eu gosto muito nas bibliotecas escolares e, particularmente, na nossa: a organização de muitas atividades. Eu tento participar ao máximo em concursos e atividades que se vão desenvolvendo ao longo do ano, já que vou interagindo com várias temáticas e, para além disso, convivo com outros alunos e fico a conhecer os seus talentos.
E pronto, existem muitas mais razões, mas não me lembro de mais nenhuma...
Ah! Esperem lá! Eu esqueci-me de dizer algo que me incentiva ainda mais a vir a esta biblioteca: a simpatia dos funcionários, dos professores, dos colaboradores, a sua disponibilidade para ajudar e o incentivo que dão aos alunos; para além da beleza do espaço, com uma decoração muito apelativa.
Por estes motivos e por muitos outros, eu não sei como seria se algum dia esta biblioteca deixasse de funcionar. Sei apenas que seria como se uma parte de mim fosse apagada, parte essa essencial para o meu bem-estar. Por essa razão, tenho muito a agradecer àqueles que dedicam o seu tempo e a sua alma à biblioteca e, por outro lado, aconselho-vos e incentivo-vos a frequentar este espaço para que não deixemos “morrer” a biblioteca e essa parte que existe em nós, os frequentadores da biblioteca, continue bem viva! (Marisa Viana, aluna do 11º ano, ESAF)