Ecos da Semana da Ciência e da Tecnologia #6

26-11-2018 19:00
A Semana da Ciência e Tecnologia encerrou a 24 de novembro, jornada em que se assinala o Dia Nacional da Cultura Científica, instituído em 1996 pelo então ministro da C & T, Mariano Gago (de tão boa memória), em homenagem a Rómulo de Carvalho / António Gedeão, professor, divulgador de ciência e poeta. 
A este propósito decorreu a 23/11, na biblioteca escolar da ES Alcaides de Faria, uma verdadeira jornada de tributo à ciência e aos cientistas. Dela se dá conta neste "post", por via das palavras de um dos alunos (Marisa Viana) da turma (11.ºC); turma que concebeu, preparou e apresentou a sessão "A Ciência vem à biblioteca".
A palavra, pois, à Marisa para nos relatar como foi:
“Ontem, dia 23 de novembro, quase no culminar de uma semana dedicada à ciência e à tecnologia, nós, a turma 11ºC, tomamos a iniciativa de comemorar o Dia da Cultura Científica (que hoje, 24/11, se assinala) na biblioteca da ESAF. Para isso, organizamos a atividade “A Ciência vem à Biblioteca”, que contou com a declamação de poemas, a realização de experiências, divertimento, entre outros, proporcionando ao nosso público uns doces momentos, mergulhando no vasto mar de conhecimentos que é a Ciência. 
Desde experiências envolvendo fúria e ânimo até poemas calmos e confortantes, esta atividade foi, de facto, uma mistura de sentimentos, de ideias e opiniões, permitindo a passagem da mensagem sobre a Ciência aproximando-a do público. Devido ao esforço e trabalho de toda a turma e ainda com a colaboração da audiência, constituída por alunos como nós, conseguimos, realmente, mostrar a importância da Ciência nas nossas vidas que, aparentemente parecem simples e curtas, mas, na verdade, escondem grandes mistérios. Além disso, através desta atividade, tivemos a oportunidade de revelar aos presentes que na Ciência também há obstáculos e desilusões, assim como os há nas nossas vidas. Mas o mais importante é que todos devemos agir como os cientistas, no nosso dia a dia, ou seja, devemos ter espírito de persistência e a capacidade de aceitar as falhas e aprender com elas. Por último, queríamos agradecer a todos os que vieram assistir, aos meus colegas pelo trabalho que tiveram, aos professores que também intervieram neste processo e à biblioteca por nos ter convidado. E ainda vos deixo aqui um conselho: Não precisam de fazer parte da Ciência, mas devem deixar que a Ciência faça parte de vós!”
[Gratos aos alunos do 11.ºC, aos professores Cecília Esteves e David Ferreira, e a todos aqueles que a seu modo também contribuíram um pouco para a materialização desta sessão]