Ecos da Semana da Ciência

24-11-2017 17:27

Na 5.ª feira, 23/11, pela tarde, tivemos a oportunidade de receber Ana C. Fernandes, autora do livro "Levo-te às Estrelas", e do astrofísico Paulo Maurício de Carvalho (da Univ. do Porto).

Ana Fernandes, na apresentação do livro, falou-nos de Edwin e de Carlota; ele, oriundo de uma galáxia distante, ela, uma menina do nosso planeta. Ele, um conhecedor de tantos e tantos segredos do Universo. Ela, curiosa e ávida por conhecer e descobrir os meandros do nosso sistema solar.

Mas para além da apresentação do livro, tivemos ainda o privilégio de seguir uma verdadeira lição de astrofísica, graças ao prof. Doutor Paulo Maurício de Carvalho que, consistentemente, nos levou até aos primórdios de tudo o que existe, quase quase a tocar no Big Bang. Factos, teorias e hipóteses sobre os enigmas da vastidão cosmológica, a história dos corpos celestes, a evolução do universo e a sua eventual tipologia (segundo os modelos vigentes), até a história da incomensurável fábrica de elementos primordiais, gerados logo após o Big Bang, e tantos, tantos outros dados científicos sobre aquilo que ao longo dos milénios vem espicaçando a curiosidade humana...

Valeu!

 

Voltar