Hoje, 23 de abril, assinala-se o Dia Mundial do Livro. A data comemora-se desde 1996, na sequência de uma deliberação da UNESCO em dedicar este dia à importância do livro e dos Direitos de Autor. Na base desta celebração estão motivos ligados à promoção do livro e da leitura, mas também à alfabetização e ao diálogo intercultural. Também se diz que a escolha da data prende-se com uma antiga tradição catalã que nos conta que neste dia de abril, em tempos de cultura cortesã e cavaleiresca, os cavaleiros ofereciam às suas damas uma rosa vermelha de Saint Jordi recebendo em troca um livro. Acrescenta-se ainda a esta celebração o facto de, segundo rezam as crónicas, ter sido por nessa data de abril (ou próxima) de 1616 que desapareceram os génios da literatura Shakespeare e Miguel de Cervantes.
As bibliotecas e os bibliotecários, desde logo, são parte da fundamental missão de promoção do livro e da leitura, e porque este é um dos desideratos mais importantes do nosso papel enquanto biblioteca escolar, que faz por promover as diferentes literacias, também nós pugnamos, como tem sido prática, pela ingente tarefa da disseminação da leitura que, a par de outras literacias, é também condição de cultura e cidadania.
Boas leituras, na companhia de bons livros!
/ jad
[fotografia captada numa das estantes da biblioteca da ESAF; quanto à rosa, é criação de alunos que, por estes dias, sob a orientação de professoras de Espanhol, celebram também El Día del Libro, no âmbito das atividades da disciplina, que escolheram a biblioteca da ESAF como espaço de eleição para a evocação dos amados livros]