Cinco décadas de Democracia, o que mudou? [Exposição]

19-04-2024 11:51
Cinco décadas de Democracia, o que mudou?
- assim se designa a exposição desde agora patente na sala de leitura da biblioteca da ESAF. A abertura da mostra à comunidade, ocorreu ontem (18/04) e contou com a presença, a título inaugurativo, do Diretor do Agrupamento; do Coordenador da Comissão das Comemorações (aqui no Agrupamento) dos 50 anos da Revolução de Abril; do Coordenador da Biblioteca Escolar; e ainda, muito especialmente, de três testemunhas vivas participantes na Revolução do 25 de Abril - o Coronel Andrade e Silva, o Furriel Manuel Silva e o Cabo Apontador José Costa (convidados de honra para uma conferência promovida pela Comissão das Comemorações).
Esta exposição é composta por 12 painéis profusamente ilustrados com 22 infografias que ilustram comparativamente o "país que éramos na década de 1970 e a comunidade que somos agora, após cinco décadas de democracia". Funda-se em dados comparados, de 1974 aos dias de hoje, disponibilizados pela Pordata. Cada infografia incide sobre uma área fundamental: da economia à representação política, da demografia à educação e graus de escolarização, da saúde à justiça, entre várias outras que vale a pena observar e interpretar.
Anote-se que a exposição evidencia uma incontornável dimensão informativa, mas também didático-pedagógica. É da responsabilidade da Fundação Francisco Manuel dos Santos, em articulação com a Pordata e a RBE - Rede de Bibliotecas Escolares, e está agora acessível a alunos, professores, assistentes e demais elementos da comunidade escolar. Todos são, desde já, convidados, quer pela Comissão das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril (aqui no Agrupamento), quer pela equipa da biblioteca escolar da ESAF, a visitarem esta mostra e, ato contínuo, a atenderem e refletirem sobre os dados lá patentes. Na verdade, valerá de todo uma visita, dado o seu valor pedagógico no quadro de várias disciplinas e áreas de estudo, nomeadamente Geografia, História, MACS, Cidadania e Desenvolvimento, entre outras.
Visite a exposição e compare o Portugal de outrora com o Portugal de hoje.