Arte na BESAF

26-05-2023 20:36
Os momentos especiais vividos ontem (25 de maio), ao início da noite, na biblioteca da ESAF, com sala e mezanino plenos de alunos, pais, convidados e outros elementos da comunidade educativa e local, marcaram o culminar de dois trabalhos criativos desenvolvidos ao longo de muitos meses e que envolveram sobretudo alunos, os principais protagonistas.
Logo a abrir a sessão, que haveria de prolongar-se, foi tempo para o momento inaugural do painel azulejar, em quadríptico, que doravante embelezará a parede interior sul da sala de leitura da biblioteca. O painel, subdividido em quatro painéis (de 60x150 cm cada um), reproduz pictoricamente sobre azulejo os quatro evangelistas (Lucas, João, Marcos e Mateus) representados, há mais de meio milénio, na afirmação da Renascença, pelo pintor alemão Gabriel Mälesskircher, em magníficas pinturas a óleo sobre madeira, visitáveis no Museu Nacional Thyssen Bornemisza (Madrid), mas que aquando da sua criação foram colocados no mosteiro beneditino de Tegernsee (Alemanha), parte de um retábulo bem mais alargado. A reprodução das pinturas sobre azulejo, resultou do laborioso quão talentoso trabalho de quatro alunas: Inês Sofia Araújo Miranda, Joana Zhu, Ana Beatriz dos Santos Ferreira e Maria Abreu dos Santos Pereira da Silva, que estão de parabéns!
Após a inauguração do painel quadríptico, foi tempo para o lançamento da revista Alcaides, que cumpre o seu oitavo número, depois do interregno pandémico, e agora volta ao convívio dos leitores da comunidade escolar, mas não só. No decurso da apresentação foi feita leitura encenada e expressiva de uma mão cheia de belos textos, da poesia à crónica, do artigo de opinião ou científico às notas criativas, pontuados por momentos de canção e música e imagens em sucessão de ilustrações patentes na publicação agora dada à estampa. Pelas mais de cem páginas da revista, que recomendamos vivamente, profusamente ilustrada com trabalhos plásticos de alunos da casa, captamos o pulsar do Agrupamento nas suas miltifacetadas expressões. Adentrar-nos pelas suas páginas é também um modo de revisitarmos muito do que aconteceu, mas também apreender a qualidade de escrita, criativa mas também reflexiva, de tantos alunos.
A sessão de ontem, com inauguração do painel e apresentação da revista, foi um momento de rico convívio entre alunos, pais, professores, assistentes de educação, convidados, a exemplificação de que a escola também é isto, afinal, aquilo que mais tarde se recordará com agrado.
Gratos a todos os que estiveram presentes, a começar pelos muitos alunos que, com os seus contributos, deram o melhor de si e que merecem o melhor.