Guião para realização de trabalhos escritos
Feita a investigação, recolhida a informação relevante, delineado o plano do trabalho, importa passar à fase de redação.
Como estruturar um trabalho escrito?
Estrutura do trabalho
- Capa
- Folha de guarda (facultativo)
- Índice
- Introdução
- Corpo do trabalho (Desenvolvimento)
- Conclusão
- Bibliografia
- Anexos (facultativo)
- 1 folha em branco
- Contracapa
Capa do trabalho que deve incluir os seguintes itens:
- nome da escola
- título do trabalho
- Identificação do(s) autor(es) - nome, n.º, ano e turma
- disciplina a que se destina o trabalho
- nome do professor
- data e ano letivo
- também pode integrar gravura, fotografia ou desenho ilustrativos da temática/conteúdo abordados.
[um modelo possível]
Folha de guarda - folha em branco (a numeração inicia-se nesta página, mas não deve ser visível).
Sumário (vulgarmente também designado por índice)
- Títulos, subtítulos, capítulos ou secções, segundo a ordem que ocorre no trabalho (à esquerda), com a respetiva indicação de páginas (à direita).
-
A Introdução, a Conclusão, a Bibliografia, os Apêndices e os Anexos não devem ser numerados como capítulos.
-
A Bibliografia, Apêndices e Anexos não são paginados, mas a referência aos mesmos deverá surgir no Sumário.
- Apresentação do tema
- Justificação da escolha do tema ou da sua relevância
- Apresentação dos objetivos
- Descrição da estrutura do trabalho
Desenvolvimento (corpo do trabalho)
- parte central e nuclear do trabalho, onde se desenvolvem os conceitos e ideias que respondem à questão (ou questões) de partida, tendo como suporte o resultado da pesquisa efetuada e as informações daí decorrentes
- obedece a um tipo de redação de texto corrido e não propriamente por tópicos
- explana o tema, de forma clara e coerente, com afirmações fundamentadas em autores e documentos com valor comprovado
- pode ser dividido em diferentes partes (capítulos, subcapítulos, secções)
- pode (dependendo do tema em abordagem) incluir gravuras, fotografias e esquemas que ilustrem as temáticas em análise
- pode e deve incluir (quando relevante para a fundamentação de ideias e argumentos) citações de autores consultados, as quais não devem ser muito longas, mas sempre destacadas entre aspas. A citação implica obviamente a menção do autor e obra de onde foi retirada.
- o corta, copia e cola sem qualquer referência ao autor dos textos ou fontes da informação, configura uma situação de cópia ou plágio, fazendo passar porseu aquilo que é de outrém. Isso é desonestidade intelectual, por isso, sempre que se copiam ideias de outros para fazerem parte do nosso trabalho, estas devem ser devidamente referenciadas através das citações.
Conclusão
- deve ser breve, reportando sinteticamente os pontos fundamentais do tema/assunto desenvolvido
- deve estar em coerência com os objetivos anteriormente definidos para a consecução/desenvolvimento da temática e assunto
- pode elencar dúvidas, recomendações e sugestões.
Bibliografia
- Na realização de um trabalho escrito é muito importante identificarmos as obras e autores em que nos baseamos e as frases, os dados, as imagens ou a música que usamos, quando não são da nossa autoria. Deste modo, tornamos o nosso trabalho mais rigoroso e credível.
- É pois fundamental que se refira os documentos consultados e dos quais se retirou informação para o trabalho (livros, revistas, CD-ROM, Websites, etc.)
- Na elaboração da bibliografia, pode utilizar as Normas da Associação Americana de Psicologia (APA) ou as Normas Portuguesas (NP), sendo que no trabalho só deve optar por uma delas.
- Consulta o guia Referências Bibliográficas, onde apresentamos exemplos de como as elaborar recorrendo às NP e às APA.
Anexos
- documentos de suporte aos enunciados produzidos no corpo do trabalho
- inquéritos ou dados de sondagem ou entrevista, eventualmente aplicados
- imagens, gravuras, fotos, gráficos.
[Nota: o trabalho pode ainda incluir, caso seja pertinente, glossários (com explicitação do significado de termos utilizados ao longo do trabalho), ou índices de autores (com referência às páginas onde são citados e/ou mencionados) e de assuntos desenvolvidos...]
JDuarte / BESAF 2023