Literacia da Informação
O professor transmite conteúdos e ajuda a definir um problema de aprendizagem - esse é o ponto de partida - a biblioteca escolar ajuda a transformar a informação em conhecimento. Ambos trabalham para o mesmo objetivo final: o conhecimento.
Ross Todd, Do aprender a ler ao ler para aprender
Em contextos de aprendizagem, que não apenas na escola ou outros ambientes formais de apreensão cognitiva mas, também, ao longo da vida, deparamo-nos cada vez mais com uma infinidade de informações nos mais diversos suportes e formatos, suscetíveis de contribuirem para situações de aprendizagem e de crescimento formativo. Porém, com vista ao uso autónomo das nossas capacidades cognitivas, com senso crítico e reflexivo, importa cada vez mais formar indivíduos capazes de internalizar e desenvolver competências de informação. A literacia da informação visa consciencializar a pessoa que acede e se depara com um vasto mundo de informações e conhecimentos para a assunção de competências que a capacitem face à necessidade de informação, aos procedimentos e métodos de a recolher, saber selecionar e aplicar, pois só assim se formam cidadãos mais informados, conscientes e participantes.
Na escola, como na vida, o desenvolvimento de competências em diferentes literacias é, por si, uma condição sine qua non para o exercício da cidadania. E neste como noutros campos da sociabilidade humana, as bibliotecas podem e devem ser um foco de desenvolvimento de competências de literacia.
Assim, apresentamos nas diferentes páginas desta secção (confere barra lateral), vários guiões de apoio à consecução deste objetivo - criar e proporcionar o desenvolvimento, nos alunos/utilizadores, de competências de informação.
O Prof. Bibliotecário da ESAF