Desafios: Ler como quem joga. Escrever como quem pinta.

29-01-2016 15:30

O PNL (Plano Nacional de Leitura), em parceria com a Rede de Bibliotecas Escolares e outras entidades, tem um desafio, a decorrer, dirigido aos alunos do 3.º Ciclo e aos do Ens. Secundário, que visa incentivar a leitura, a reflexão e a escrita de textos originais. 

O desafio / concurso designa-se:  Ler como quem joga - Escrever como quem pinta

Assim, os alunos do 3.ºCiclo interessados em participar, enquadram-se no concurso - Notas de leitura - em que terão de escolher uma obra de entre duas modalidades indicadas (texto narrativo ou texto poético), e depois registar ideias e passá-las para o papel, como se fosse um diário. Confere o cartaz ilustrativo (acima) e o Regulamento aqui.

Quantos aos alunos do Ens. Secundário, cujo desafio se prende com a Escrita do Desassossego, terão que selecionar, de entre um conjunto de temas, a temática a desenvolver e escrever um ensaio literário, onde pontue, naturalmente, a qualidade literária, a criatividade, a originalidade e a evidência de que conhecem obras de Fernando Pessoa e Saramago. Confere o cartaz ilustrativo (acima) e o Regulamento aqui.

Os alunos interessados devem contactar com o respetivo professor de Português (ou de outra disciplina) ou ainda na biblioteca da escola.

Prazos? 

O envio de trabalhos para o PNL, por via de um professor mentor / responsável pelo processo, vai até 6 de maio de 2016; a divulgação dos vencedores será feita até 7 de junho de 2016.

Vá lá... lê com gosto, tira as tuas notas e reflexões e mãos à obra, que é como quem diz: mãos ao texto.

Participa! Há prémios.

 

Voltar