Contos de Sophia - Ensaio Gráfico a (re)descobrir

13-03-2019 10:03
Em ano de centenário do nascimento da poetisa e escritora Sophia de Mello B. Andresen, a biblioteca da ES Alcaides de Faria (ESAF) recupera do seu arquivo um belo trabalho de ilustração gráfica, constituído por mais de uma vintena de quadros que recriam as ambiências de muitos dos conhecidos contos de Sophia, desde O Cavaleiro da Dinamarca à Menina do Mar, passando pela Fada OrianaO Rapaz de BronzeA Floresta, entre outros. Os trabalhos, que já estiveram expostos no foyer da Biblioteca Municipal de Barcelos há alguns anos, e que chegaram também a fazer itinerância por algumas bibliotecas escolares do concelho, são obra de antigos alunos da ES Alcaides de Faria (ESAF), designadamente os alunos da turma 10.ºN do Curso Profissional Técnico de Multimédia de 2012/13, sob coordenação e orientação artística de David Figueiredo, professor de Artes que passou por esta casa e deixou indeléveis marcas do seu trabalho e dedicação à escola. 
O cunho de permanência dos painéis, que tomam como referente obras de Sophia para a infância e a juventude de dimensão intemporal, é também forte motivo para descoberta por alunos, professores e demais agentes que hoje fazem parte da comunidade educativa.
Os painéis estão em exposição desde o início desta Semana da Leitura e disponíveis para uma visita na saleta polivalente da biblioteca da ESAF - segundo piso. 
Não deixes de visitar e apreciar o modo como os alunos que por cá passaram interpretaram e recriaram, como se de capas de livro se tratasse, diversos contos desta magnífica escritora e poeta.