Livros que fizeram História - exposição na Biblioteca da ES/3 Alcaides de Faria

20-05-2013 09:00

 

A partir da próxima segunda-feira (20/05) e até 31 de maio, quando entrares na biblioteca escolar da ESAF deparar-te-ás com um conjunto de painéis, dispostos no espaço da sala de leitura, que dão a conhecer 12 grandes obras que fizeram história, grandes livros que vão da religião à política, passando pela filosofia, física, biologia, poesia, teatro e a literatura fantástica. Grandes autores: Camões, Shakespeare, Darwin, Lewis Caroll, Einstein... entre outros.

Livros que fizeram História, uma mostra itinerante da Santillana, tem como referencial 12 grandes títulos "mundialmente reconhecidos como importantes contributos, à data da publicação, mas também na atualidade, para a evolução do conhecimento e do pensamento, para a mudança social e para fomentar o prazer de ler". A exposição serve como acicate  para o fomento da leitura de grandes clássicos mas também, no mesmo acto, proporciona a professores e alunos das escolas do Agrupamento não apenas uma visita diferente à biblioteca da escola sede, como ainda a exploração deste recurso (para os visitantes que assim o desejarem, antes ou depois da visita, podem aceder aos recursos - explicitação quadro a quadro - no link que indicamos - clicar aqui). 

 

Esta é uma oportunidade para se alargar horizontes face a um património cultural que é da Humanidade - os livros e as ideias neles contidas - mas é também um desafio para aqueles que face a esta seleção (porque esta é uma seleção, entre outras possíveis) queiram porventura sugerir as suas escolhas, porque outras há a par destas: da Ilíada a ao Cândido de Voltaire, passando pela Odisseia, Eneida,  República, Utopia, Diálogo dos Grandes Sistemas, O Príncipe e tantos outros. Fica o desafio: que livro(s) acrescentarias a este conjunto de obras?

[clica na imagem para visualizares, mesmo com música, o slideshow]