Espaço Criança - ecos da última sessão

01-06-2012 13:14

 

No final de tarde de segunda-feira, 28/05, a sala de leitura da biblioteca escolar recebeu a última sessão do Espaço Criança, um projeto dinamizado pelas formandas do Curso Técnico de Ação Educativa, sob a orientação da formadora Patrícia Freitas e em articulação logística com a equipa da biblioteca escolar. 
Ao longo de cinco sessões espaçadas no tempo (no decurso dos três períodos letivos), o Espaço Criança foi um projeto de evidente interesse pedagógico e cultural, desde logo porque envolveu os alunos num âmbito eminentemente prático da sua formação e diretamente  ligado ao que é expetável em termos de prestação no domínio da ação educativa; e, ainda, porque se dirigiu ao público-alvo desejado. Ao longo das diferentes sessões, diversas foram as atividades apresentadas, do conto à leitura expressiva, da dança à expressão dramática, passando pelo teatro de fantoches ou pelos ateliês lúdicos de pintura, entre outras ações de animação de cariz lúdico e pedagógico.
Numa outra perspetiva, esta iniciativa foi também ela uma oportunidade para a biblioteca receber no seu espaço os mais pequeninos: filhos, netos, familiares de professores, pessoal não docente, alunos, encarregados de educação. Afinal uma outra forma de um espaço como este chegar a uma faixa etária que não a que constitui atualmente a população estudantil da escola (graças ao trabalho desenvolvido pelas alunas e a sua formadora), mas cujos objetivos se nos afiguram de incontornável interesse no que concerne à sensibilização formativa e cultural, nomeadamente aquela que visa a promoção da criatividade, da imaginação e da leitura.
Voltando à sessão de segunda-feira passada, que culminou as atividades do projeto, estivemos perante a dramatização da história do Capuchinho Vermelho que tanto prendeu a atenção dos meninos e meninas que à biblioteca se deslocaram. Houve ainda tempo, após a apresentação da peça, de um ateliê de pinturas faciais, de manuseamento de balões, entre outras propostas; em suma, momentos de convívio alegre entre as crianças, que não esconderam o seu regozijo