Dia dos Autores Europeus (2.ªfeira, 27/03/2023) evoca-se na BESAF

25-03-2023 11:44
Na próxima 2a.feira, 27 de março, assinalar-se-á pela primeira vez o "Dia dos Autores Europeus", uma iniciativa da Comissão Europeia, implementada pela Comissária da Inovação, Investigação, Cultura, Educação e Juventude, Mariya Gabriel. Doravante, este Dia será assinalado na última 2a.feira do mês de março.
O seu desiderato principal, de acordo com a Comissão Europeia, tem como objetivo "reaproximar as gerações mais jovens da leitura de livros e ajudar a descobrir a diversidade da literatura europeia a sua diversidade linguística e cultural enquanto instrumento de capacitação individual."
Este dia será pautado (para além de outras atividades) por sessões de leitura em voz alta nas escolas secundárias de toda a UE. Em Portugal, de entre as sugestões de atividade, a iniciativa nas escolas passa pelo convite a uma pessoa ou várias (por ex., um ex-aluno ou ex-professor) para lerem em voz alta um texto ou vários excertos de autores de diferentes proveniências europeias, num momento que tanto pode acontecer na biblioteca escolar como nas salas de aula, num momento "emocionante que encoraje os alunos a reforçar o interesse nos livros e a ler mais" (que não apenas os autores da sua língua e literatura).
Assim, a biblioteca da ESAF, endereçou um convite a um ex-professor da escola, também ele autor (pois tem publicados dois livros de poesia), José Veiga, que, na 2a feira, 27 de março, pelas 10h00, vem fazer leituras de excertos de alguns livros de autores europeus.
Fica também o convite a alunos que se queiram juntar na leitura de um excerto de autor europeu da sua afeiçãoE o repto para a sala de aula, nomeadamente às turmas e professores que estão a promover a leitura no âmbito do projeto "10 minutos a ler"
Por isso, já sabem: registem a data e apareçam na BESAF, 2a feira (27/03) pelas 10h00.
Vamos conhecer outras literaturas, para além da nossa, que fazem parte do espaço europeu.

#diadosautoreseuropeus #ReadWithEurope #literaturaeuropeia #leituraemvozalta #leitura #rbe #PNL2027