Concurso Nacional de Leitura 2018/19 - obras escolhidas (fase escolar)

06-10-2018 16:06
Já está a decorrer a 13.ª edição do Concurso Nacional de Leitura (2018/19).
Para ti, que és aluno da ES Alcaides de Faria, do 3.º ciclo ao ensino secundário e profissional, eis o desafio de leitura e escrita que o Plano Nacional de Leitura promove, anualmente, em todas as escolas do país, com o objetivo de celebrar a riqueza do ato de ler e compreender.
Tens pois uma palavra (quantas palavras!) a dizer logo nesta 1.ª fase do concurso - a fase escolar.
Inscreve-te junto do teu professor de Português ou nos serviços da biblioteca escolar! Requisita o livro selecionado e embrenha-te na leitura!
Com "O Anibaleitor", obra selecionada para o 3.º Ciclo, embarca numa aventura inesquecível, a aventura da leitura, cheia de referências e peripécias que não vais deixar de ler e reler, tal a sua capacidade para nos prender página a página. Já com o livro "O Violino de Auschwitz", aqui selecionado para o ensino secundário e profissional, parte numa viagem a um espaço e um tempo ainda tão presentes na memória coletiva da humanidade, momentos que não podemos nem devemos esquecer: os campos de extermínio, o Holocausto, a desumanização versus dignidade humana, a música, um violino, as pessoas... num romance que te vai prender e fazer refletir.
A prova de conhecimento sobre cada uma das obras selecionadas para esta 1.ª fase será realizada nos princípios de dezembro. Entre aprendizagens, vivências e leituras, lá nos encontraremos para a seleção de dois leitores (por cada ciclo) que nos representarão na fase municipal do concurso e, quem sabe, nas que se lhe seguem, até à finalíssima.
Boas leituras!