"Onda Rosa" na Biblioteca da ESAF - sensibilização para a problemática do cancro.

21-10-2015 18:30
 

- "Por que estão aqui estes laços, estas mãos, estes balões cor-de-rosa?" - interpelam os leitores/utilizadores da biblioteca.

Eis uma das perguntas que, por estes dias, andam no ar na biblioteca, como noutros locais da Escola Secundária Alcaides de Faria (ESAF). Eis um bom ponto de partida para a sensibilização, para o conhecimento do que está em causa - alertar, sensibilizar para o cancro da mama e, no mesmo ato, para a questão do cancro em geral.

 

A ESAF entrou na onda e o trabalho nas aulas de Educação para a Saúde e Cidadania não deixou de atender a esta matéria, tal como a biblioteca escolar, que também marcou presença nesta articulação de esforços, sempre profícua. Gratos à professora Fátima Silva (que leciona Educação para a Saúde e Cidadania) e seus alunos, sem esquecer as assistentes operacionais da biblioteca, que tomaram em mão esta causa de sensibilização no espaço escolar, em sintonia com a iniciativa "Onda Rosa", proposta lançada pelo Departamento de Educação para a Saúde da Liga Portuguesa Contra o Cancro, num alerta para a deteção precoce do cancro da mama e para a sensibilização à problemática do cancro em geral. 

 

A iniciativa decorre desde 15 de outubro e prolonga-se até ao final deste mês, numa onda que se propaga por autarquias, universidades, escolas, empresas, associações... uma onda de sensibilização junto de todas as camadas da população.