Ler para descodificar...

25-01-2017 18:52

Sugestões de leitura - um outro olhar sobre os livros

Lembram-se? Ilha de Tesouro (de Robert Louis Stevenson) e Doze Naus (de Manuel Alegre), foram os dois livros sugeridos, no final do 1.º período letivo, por alunos do 8.º B (da prof.ª de português, Cristina Gomes), que pontificaram nos escaparates da biblioteca da ESAF. Por agora, este 2.º período traz-nos novidades no que toca a propostas de leitura.

As propostas dos alunos, com recurso a elementos gráficos e criatividade a preceito, são uma forma imaginativa de nos propor leituras e acicatar o gosto pela descoberta daquilo que os livros guardam e estão dispostos a partilhar quando lidos. A iniciativa de divulgar leituras por meios imaginativos, que não as tradicionais (mas também incontornáveis) sinopses, continua neste 2.º período, e, desta feita, contamos agora com dois novos cartazes alusivos a duas obras bem distintas no tema e no tempo, que remetem para um gosto diversificado. Eis então as novas propostas promocionais de leitura que nos chegam da parte de alunos do 8.ºG, sob supervisão da professora Cristina.

Uma das propostas leva-nos até ao final do séc. XVIII para nos envolvermos no universo romanesco da obra-prima de Jane Austen – Orgulho e Preconceito; a outra, com temática bem diversa, mas que também prende a atenção do leitor, fixa-se no degredo a que muitos seres humanos foram sujeitos durante a Segunda Guerra Mundial, nomeadamente nos campos de concentração nazi, pela história de duas crianças cujos destinos se cruzam. Trata-se da obra que tem conquistado a sensibilidade e o apelo à humanidade de jovens e adultos: O rapaz do pijama às riscas, livro de John Boyne.

Mas nada como passares pela biblioteca da ESAF e descodificares aquilo que jovens como tu deixam entrever, no espaço de uma cartolina, sobre estes universos de escrita. 

Ah! Estes livros também fazem parte do nosso fundo documental, procura-os se assim o desejares.

 

Boas leituras!