Exposição: Livros que fizeram História

13-02-2017 19:05
A partir de hoje e até sexta-feira, dia 17/02, na sala de leitura da biblioteca escolar da ESAF, abre-se como que uma janela no tempo e com ela uma viagem ao universo de grandes livros que fizeram e marcaram a História. Por cá encontrarás treze painéis, dispostos no espaço da sala de leitura, profusamente ilustrados e recheados de informação útil, que te dão a conhecer doze grandes obras que marcaram a história do conhecimento e da ação humana ao longo de séculos. Por elas penetrarás nos meandros da política, da religião, da filosofia, da física e da biologia, mas também da poesia, do teatro e da literatura fantástica. 13 painéis, 13 grandes livros, grandes autores: de Camões a Fernando Pessoa, passando por Shakespeare, Darwin, Einstein, Simone de Beauvoir, entre outros. A exposição Livros que fizeram História, constitui-se como uma mostra itinerante da Santillana, que agora passa pela nossa escola, dando a conhecer 13 títulos incontornáveis “mundialmente reconhecidos como importantes contributos, à data da publicação, mas também na atualidade, para a evolução do conhecimento e do pensamento, para a mudança social e para fomentar o prazer de ler".
Esta exposição, enquanto oportunidade educativa e cultural para os membros da nossa comunidade escolar propicia-nos pois uma experiência acrescida às valências que habitualmente a biblioteca disponibiliza, ao afirmar-se como um recurso a explorar por professores, alunos e outros elementos da comunidade educativa.
Esta é também uma possibilidade para se alargar horizontes face a um património cultural que é da Humanidade - os livros e as ideias neles contidas - mas é também um desafio para aqueles que perante a seleção de obras ora referenciadas (porque esta é uma seleção, entre tantas outras possíveis) queiram porventura sugerir as suas escolhas, porque outras há a par destas: da Ilíada ao Cândido de Voltaire, passando pela Odisseia, a Eneida, a República, a Utopia, o Diálogo dos Grandes Sistemas, O Príncipe e tantos outros livros que deixaram a sua marca.
Para além do convite para a visita, aqui fica o desafio: que livro(s) acrescentarias a este conjunto de obras?